No dia 12 de outubro de 1492, três navios a serviço da
coroa de Castela, comandados pelo navegador genovês
Cristóvão Colombo, chegaram às atuais Bahamas.
Relacione tal acontecimento com a
a) concepção medieval-cristã de que a Terra era uma criação de Deus;
b) competição mercantil interestatal europeia de fins do século XV;
c) memória construída em torno dele em dois momentos dos séculos XX ou XXI.
a) A chegada de Colombo à América provocou um grande impacto na concepção de mundo como criação de Deus que predominava até então: no lugar de uma terra finita e conhecida, descobriam-se novos territórios, com uma população absolutamente desconhecida. Uma prova do descompasso entre as estruturas mentais cristãs e a nova realidade do mundo era a convicção de Colombo de que a nova terra só poderia ser a Índia, e seus habitantes, os índios.
b) A competição mercantil europeia de fins do século XV girava em torno do acesso às fontes produtoras de especiarias na Ásia, o que motivou a navegação atlântica e justificou o empreendimento de Colombo. Estados nacionais, como Portugal e Espanha, encontravam-se na vanguarda desse processo de expansão, ainda que com estratégias diferentes.
c) A construção da memória de Colombo expressou duas visões distintas. Em uma delas, Colombo é o herói desbravador, que, dotado de coragem pessoal e persistência, ampliou o conhecimento do mundo e da civilização. Na outra imagem, Colombo foi um explorador ganancioso e egoísta, que iniciou o processo genocida de conquista da América.
Nenhum comentário:
Postar um comentário