(PUC/RJ 2015) - QUESTÃO

A imagem noturna feita por satélites mostra a região do Oriente Médio e parte do Norte do continente africano. Veem-se as luzes noturnas dos aglomerados humanos, sendo que os círculos brancos indicam as áreas onde essa concentração é mais expressiva e as letras A onde a população é bem escassa.

a) Identifique a condição ambiental que possibilita a concentração demográfica observada nas áreas circundadas.
b) Com relação aos grandes vazios demográficos marcados com a letra A, explique a condição climática que afasta a concentração de população.

Resolução:                                                                                                                                            
a)  As regiões circundadas, respectivamente, de Oeste para Leste, são: a) o Vale do Rio Nilo, um dos maiores rios  do  continente  africano;  b)  os  vales  dos  Rios  Tigre  e  Eufrates,  fundamentais  para  o  surgimento  e  a  sobrevivência de várias civilizações, e; c) Vale do Rio Indo. Tais regiões, devido à concentração de recursos hídricos,   possibilitaram,   ao   longo   da   história,   o   florescimento   de  
civilizações   fundamentais   para   a   humanidade, pois que a concentração de água viabiliza o abastecimento urbano, a agricultura, a pecuária, o transporte...  Além  disso,  a  água  produz  umidade  no  ar  atmosférico,  que  é  uma  condição  vital  para  a  manutenção  da  vida  em  muitos  lugares.  A  sua  presença  ameniza  as  amplitudes  térmicas  regionais,  melhorando as temperaturas médias nessas regiões e favorecem a ocupação humana e suas atividades.
 
b)  A inexistência de rios perenes, mares e demais espelhos d’água nessas regiões, e a forte continentalidade devido a distância dos litorais, tornam a vida sedentária muito mais difícil nas regiões marcadas pela letra A. O ar atmosférico muito seco reduz o sucesso das atividades humanas, impulsionadoras da sedentarização do ser humano.