(FAMEMA - 2016) - QUESTÃO

Analise o gráfico que ilustra as concentrações de sais minerais nos meios internos e externos de algumas células de um animal.

a) Os resultados observados no gráfico se devem ao transporte ativo que ocorre nas membranas das células. Indique a substância orgânica responsável pelo transporte ativo na membrana celular desse animal. Qual dado observado no gráfico permite relacionar os resultados com o transporte ativo?

b) O transporte ativo ocorre, principalmente, na dependência indireta do gás oxigênio. Indique o processo metabólico que utiliza esse gás e explique a relação desse processo com o transporte ativo.

____________________________________________________
Resposta:

a) A substância orgânica responsável é uma proteína, na forma de uma enzima permease. A diferença de concentração iônica nos meios extra e intracelular, observada no gráfico, indica a ocorrência de um processo de transporte ativo, que conduz íons contra o gradiente de concentração.

b) O processo metabólico que utiliza oxigênio é a respiração aeróbia. Esse processo é o principal fornecedor de ATP para a célula. O ATP fornece a energia necessária para a ação das permeases no transporte ativo.


https://angloresolve.plurall.net/#topo

Nenhum comentário:

Postar um comentário