Os gráficos mostram duas situações relacionadas às respostas neurais desencadeadas por estímulos somáticos. O gráfico I mostra as respostas à dor de dente em cinco grupos de pessoas: quatro grupos receberam diferentes analgésicos, K, Y, Z e W, e um grupo, o controle, recebeu um placebo. Os cinco grupos foram monitorados ao longo de 8 horas quanto à sensação de alívio da dor de dente, quantificada por meio de uma escala que varia de zero, correspondente à ausência de dor, a dez, correspondente à dor mais intensa.
O gráfico II mostra a resposta de um neurônio sensorial a um estímulo.
a) Considerando o gráfico I, qual dos analgésicos teve maior eficiência no alívio da dor de dente nas pessoas testadas? Em qual órgão do sistema nervoso central a sensação de dor é interpretada?
b) Considerando o gráfico II, que número associado à curva indica o período de abertura dos canais de sódio presentes na membrana plasmática de um neurônio sensorial estimulado? Em relação ao potencial de membrana, explique o resultado que deve ocorrer caso um neurônio esteja sob o efeito de um analgésico eficaz.
a) O analgésico mais eficiente no alívio da dor foi o W. O cérebro é o órgão do sistema nervoso central que interpreta a sensação da dor.
b) Os canais de sódio se abrem no número 2. Sob efeito de um analgésico eficaz, o potencial de membrana de um neurônio é mantido, isto é, não ocorrerá a despolarização de sua membrana. Dessa forma, o impulso nervoso não será conduzido ao cérebro, não provocando a sensação de dor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário