História do Brasil - Exercícios resolvidos

 (UNESP) - QUESTÃO

A Transamazônica inscrevia-se também nesse amálgama Geopolítica-Segurança Nacional. No caso da Amazônia, o projeto da corrente nacionalista de direita do Exército era o de povoar, mas as contingências do tempo e do capital não seguiam mais as fórmulas pombalinas. Assim, na impossibilidade de povoar com gente – seria necessária a migração de toda a população brasileira para chegar-se a taxas de densidade razoáveis no vasto território amazônico – optou-se pelo povoamento com interesses: a Zona Franca de Manaus configura-se como uma modalidade de povoamento por meio de interesses constituídos. A própria Transamazônica era uma estratégia mista de povoamento populacional e de interesses.
(Francisco de Oliveira. “A reconquista da Amazônia”. Novos Estudos Cebrap, março de 1994. Adaptado.)

a) Em que período da história brasileira foi proposto e iniciado o projeto de construção da rodovia Transamazônica? Qual semelhança o texto estabelece entre o projeto de construção da Transamazônica e a constituição da Zona Franca de Manaus?

b) Qual foi a justificativa dada pelo governo federal para a abertura da estrada? A que se refere a afirmação de que “A Transamazônica inscrevia-se também nesse amálgama Geopolítica-Segurança Nacional”?

a) Durante o Regime Militar. O texto afirma que se tratou de uma estratégia de povoamento da Amazônia por meio de "interesses constituídos", tanto na Zona Franca como na Transamazônica.

b) Uma das principais justificativas do governo para a construção da Transamazônica foi incentivar a integração econômica e estratégica da Amazônia. Consolidar a presença nacional na região era uma maneira de garantir o controle sobre o vasto território amazônico, que, na visão do governo, era objeto de cobiça de empresas e governos estrangeiros.

Mais exercícios comentados