História Geral - Exercícios resolvidos

(UNICAMP) - QUESTÃO

A campanha nazista contra a arte moderna começa com a tomada de poder. Em 1933, Hitler fecha a Bauhaus e promove a primeira exposição difamatória da arte moderna em Karlsruhe e Mannheim. Segue-se a cassação de diversos curadores, diretores de museus e artistasprofessores. Os artistas começam a emigrar. Livros são queimados em praça pública e inicia-se um verdadeiro processo de expropriação arbitrária pelos nazistas dos acervos dos museus: mais de 16.500 obras de arte consideradas degeneradas são confiscadas, muitas das quais foram destruídas ou perdidas. Obras de valor - como Auto-Retrato, de Vincent van Gogh ou Acrobata e Jovem Arlequim, de Pablo Picasso - são vendidas em um leilão em 1939 na Galeria Fischer, na Suíça, e revertidas em divisas para os nazistas. 

(Adaptado do verbete “Arte Degenerada” da Enciclopédia Itaú Cultural disponível em http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo328/ arte-degenerada. Acessado em 31 de agosto de 2017). 

a) A partir do texto acima e de seus conhecimentos, explique o que foi o projeto estético do nazismo. 
b) Indique duas formas da violência perpetrada pelo regime nazista.

a) O ideária nazista buscava resgatar uma estética clássica, sobretudo grega, considerada a única capaz de reproduzir formas perfeitas. Ao mesmo tempo, rejeitava-se o modernismo e até correntes pré-modernistas (como o impressionismo, na pintura), vistas como formas de arte degeneradas.

b) Dentre as diversas formas de violência perpetradas pelo regime nazista, podem ser citados:
Genocídio: o extermínio organizado contra grupos específicos como judeus, ciganos, homossexuais e comunistas.
Guerra: praticada como foram de atingir objetivos de uma política externa expansionista.