Geografia geral - Exercícios resolvidos

(UNICAMP) - QUESTÃO

A cidade de Hamburgo, a mais rica da Europa, exibe tanto a mais alta proporção de milionários como a mais elevada incidência de beneficiários da assistência pública da Alemanha; já Nova Iorque concentra a maior quantidade de ricos do Planeta, mas também um dos maiores exércitos de pessoas sem teto e indigentes do hemisfério ocidental. Aparentemente contraditórios, esses fenômenos estão vinculados ao avanço da prosperidade econômica global – não há declínio econômico nesses países – que traz retrocesso e desarticulação do Estado de bem-estar social. 

(Adaptado de Loic Wacquant, Parias urbanos. Marginalidad em la ciudad a comienzos del milenio. Buenos Aires: Manancial, 2015.) 

a) Por que a produção da riqueza em países desenvolvidos está gerando mais pobres? Além do conflito de classes, cite outro tipo de conflito social observado em Nova Iorque que também é condicionante para a geração de pobreza. 
b) O que é o Estado de bem-estar social? Dê um exemplo de recuo do Estado de bem-estar social.

➥ Resposta(s) comentada(s):                                                                                                    
a) Porque a lógica de funcionamento do sistema capitalista pressupõe um processo histórico de concentração e centralização do capital, gerando contingentes populacionais com acesso cada vez mais reduzido à renda social.
Além da estratificação de classes, um outro tipo de conflito social é a segregação étnica envolvendo negros, hispânicos e muçulmanos.
b) É um regime político no qual o Estado Nacional assume uma postura assistencialista em relação aos setores mais pobres da população, seja por meio da distribuição de renda ou de programas sociais de saúde, moradia, educação, etc.
O recuo desse regime tem se manifestado pela ascensão do pensamento neoliberal contemporâneo, a partir do final do século XX, principalmente em países da Europa Ocidental. Como exemplo, podemos citar: a flexibilização de direitos trabalhistas, a desregulamentação dos mercados e as privatizações de empresas estatais.