Geografia do Brasil - Exercícios resolvidos

 (FUVEST) - QUESTÃO

A expansão da agropecuária capitalista, no Brasil, referenciada no modelo agroexportador, se consolida territorialmente no que denominamos de Polígono do Agro-hidronegócio, a contar com o Oeste de São Paulo, Leste do Mato Grosso do Sul, Noroeste do Paraná, Triângulo Mineiro e Sul-Sudoeste de Goiás. Estáse diante de 80% das plantações de cana-de-açúcar, também de concentração das plantas agroprocessadoras, de produção de álcool e de açúcar do país, bem como de 30% das terras com soja e locais onde se registram os maiores avanços em termos de área com plantações de eucaliptos (...). 

Antonio Thomaz Júnior, O Agrohidronegócio no centro das disputas territoriais e de classe no Brasil do século XXI, CAMPO TERRITÓRIO: revista de geografia agrária, v.5, n.10, p.92, ago. 2010. Adaptado. 

a) Indique duas características que definem o agro-hidronegócio no referido Polígono. 
b) Apresente duas justificativas para a elevada concentração da produção de cana-de-açúcar brasileira nesta região. 

a) No referido polígono, o agro-hidronegócio caracteriza-se por possuir intensa mecanização, predomínio de monoculturas, utilização de insumos, uso de técnicas de irrigação.

b) A elevada concentração de produção de cana-de-açúcar nessa região deve-se, sobretudo: à presença de solos férteis conhecidos como nitossolos de origem basáltica, planaltos aplainados que favorecem a mecanização (Planaltos e Chapadas da Bacia do Paraná), clima tropical com concentração de chuvas no verão, elevada disponibilidade de recursos hídricos da Bacia do Paraná e Aquífero Guarani.