(UNIFESP 2017) - QUESTÃO

O Sistema CRISPR-Cas9 foi desenvolvido em laboratório e é constituído de um RNA-guia (CRISPR) associado a uma enzima de restrição (Cas9). O RNA-guia é uma sequência curta de RNA sintético complementar à sequência de um determinado trecho de DNA. Quando introduzido em células vivas, o CRISPR-Cas9 detecta a sequência de DNA complementar e a enzima corta o DNA em um ponto específico. Em seguida, o sistema de reparo do DNA é ativado, unindo novamente os segmentos que foram separados. Nesse processo, podem ocorrer alterações na sequência original, causando a inativação de um gene. Sistemas semelhantes ao CRISPR-Cas9 são encontrados naturalmente em bactérias e ativados quando estas são infectadas por vírus.

(http://www.aati-us.com. Adaptado.)
a) Cite uma vantagem que sistemas semelhantes ao CRISPR-Cas9 conferem a bactérias atacadas por um vírus cujo material genético seja o DNA. Supondo que no DNA viral exista a sequência de bases nitrogenadas CCCTATAGGG, qual será a sequência de bases no RNA-guia associado à Cas9 bacteriana?
b) Por que a alteração na sequência de DNA provocada pelo CRISPR-Cas9 pode inativar um gene?


Resolução:                                                                                                                                     

a) A vantagem é a proteção contra vírus invasores já conhecidos pela bactéria, impedindo novos ataques virais. A sequência de bases do RNA guia será GGGAUAUCCC.

b) Porque essas alterações podem inativar regiões promotoras, mudar a sequência gênica, introduzindo combinações de bases sem sentido, que impedem o funcionamento do gene.