(UNIFESP 2017) - QUESTÃO

Os estômatos constituem uma das principais rotas de entrada de patógenos em plantas. O hormônio vegetal ácido abscísico (ABA) regula muitos processos envolvidos no desenvolvimento da planta e na sua adaptação a estresses bióticos e abióticos. Recentemente, vários estudos têm demonstrado que o ABA tem importante função na resposta do vegetal ao ataque de vários agentes patogênicos que entram pelos estômatos, tais como bactérias, fungos e vírus. Na fase pré-invasiva, ocorre aumento na concentração do ABA nas folhas que resulta em resistência contra o ataque de patógenos.
(Chae Woo Lim et al. International Journal of Molecular Sciences. Julho de 2015. Adaptado.)
a) Em que tecido foliar os estômatos são encontrados? Cite um fator abiótico que interfere nos movimentos estomáticos.
b) Quando os estômatos são invadidos por patógenos, qual o efeito do ABA sobre a concentração de íons potássio (K+) e sobre o volume de água no interior das células estomáticas?
Resolução:                                                                                                                                     
a) O tecido é a epiderme. Podem ser citados os fatores luz, concentração de gás carbônico ou a quantidade de água disponível.
b) O ABA provoca a redução da concentração dos íons potássio (K+) nas células estomáticas, reduzindo sua concentração e causando a diminuição do volume de água nas células, o que resulta no fechamento do estômato.