Em uma maratona ocorrem diversas alterações no corpo do maratonista. A pressão parcial de O2(PO2) nos tecidos musculares pode cair de 40 mmHg para 12 mmHg. A temperatura corporal sofre elevação no início da corrida e depois se mantém estável, com ligeiras variações. Ao longo da prova, ocorre diminuição do pH no interior das hemácias (cujos valores normais variam entre 7,35 e 7,45), embora o pH do plasma não sofra grandes variações.
O gráfico experimental representa o efeito da temperatura corporal humana sobre a porcentagem de saturação da hemoglobina com O2.
a) Por que ocorre elevação da temperatura corporal durante a maratona? Qual o efeito dessa elevação sobre a oferta de O2 para os tecidos musculares?
b) O que provoca a redução de pH no interior das hemácias? Por que, apesar dessa redução, o pH sanguíneo não diminui a ponto de se tornar ácido?
Resolução:
Resolução:
a) A elevação ocorre em consequência da maior atividade muscular, com o aumento da taxa de respiração celular e a maior liberação de calor. A elevação da temperatura provoca uma redução da afinidade da hemoglobina pelo O2, possibilitando uma maior liberação desse gás para os tecidos.
b) O aumento de CO2 da respiração celular provoca, no interior das hemácias, a reação:
O H+ permanece no interior dessas células, reduzindo seu pH. O difunde-se para o plasma, gerando o efeito tampão, que mantém seu pH.