(SANTA CASA 2022) - QUESTÃO

Micélio: passei 43 anos sobre a Terra sem ouvir falar neste tesouro escondido nela. Dizer que micélio é um tipo de “raiz” não dá conta nem da ponta do iceberg submerso nas florestas, numa rede de troca de nutrientes e informações apelidada de “Wood Wide Web”. Uma árvore doente se comunica com as parentes das redondezas por esse telégrafo de micélios: as primas árvores mandam nutrientes pelos mesmos micélios. Estes, por sua vez, cobram uma pequena porcentagem pelo serviço. Uma árvore bem relacionada pode morrer e ficar décadas de pé, com auxílio dos “aparelhos familiares”, via drenos micélicos.
(Antonio Prata. Folha de S.Paulo, 04.04.2021. Adaptado.)

a) A que reino biológico pertencem esses organismos formadores de micélios? Qual tipo de relação ecológica interespecífica se estabelece entre as árvores e os organismos formadores de micélios citados no excerto? 

b) As árvores que vivem associadas aos micélios têm maior atividade meristemática e são maiores quando comparadas com as árvores isentas de micélios. Explique por que isso ocorre.


a) Reino Fungi. Relação ecológica: mutualismo do tipo micorriza. 

b) Os fungos da micorriza recebem da árvore proteção e alimento e fornecem à planta nutrientes minerais e água. A planta desenvolve um sistema radicular intensamente ramificado, captura mais nutrientes do solo, cresce vigorosa, aumentando a floração e a frutificação. Atualmente, sabe-se que as hifas do fungo estabelecem uma comunicação entre plantas adjacentes, permitindo a esses vegetais transporte de nutrientes orgânicos entre eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário