(FGV 2019) - QUESTÃO

Leia o excerto abaixo e depois responda às questões propostas:
Tem havido muita discussão sobre a tendência generalizada na Alemanha de se agir como se os anos 1933 e 1945 nunca tivessem existido; como se essa parte da história alemã pudesse ser eliminada dos livros escolares; como se tudo dependesse de esquecer o aspecto “negativo” do passado e reduzir o horror à sentimentalidade (...) Era uma situação grotesca quando os jovens estavam impedidos de aprender os fatos que qualquer criança na escola, poucos quilômetros adiante, não podia deixar de saber.
Hannah Arendt, Homens em tempos sombrios. São Paulo: Companhia das Letras, p. 26-27

a) Apresente duas características da sociedade alemã entre 1933 e 1945.
 
b) Explique a situação da Alemanha entre 1945 e 1989.
 
c) Explique o papel da aprendizagem escolar para o resgate do passado, conforme mencionado no texto de Hannah Arendt.

➥ Resposta(s) comentada(s):                                                                                                      
a) Adesão da sociedade alemã ao totalitarismo e a seus valores; por outro lado, aceitação do cerceamento a quaisquer manifestações divergentes, sobretudo quando atribuídas a grupos minoritários.
 
b) Ocupação do território alemão remanescente (partes da Alemanha foram anexadas pela Polônia e pela URSS em 1945), até 1949; neste último ano, criação da República Federal da Alemanha (Alemanha Ocidental, capitalista e democrática) e da República Democrática Alemã (Alemanha Oriental, socialista e totalitária), somente reunificadas em 1990; essa união foi sinalizada em 1989, quando da queda do Muro de Berlim.
 
c) O texto enfatiza a necessidade do aprendizado escolar para que se conheça o passado e, em certos casos, sejam criadas condições para inviabilizar sua repetição.