(FAMEMA - 2016) - QUESTÃO

No assoalho oceânico, local onde a luz solar não chega (região afótica), são encontradas bactérias que utilizam as substâncias inorgânicas do meio ambiente para produzir seu próprio alimento. Essas bactérias servem de alimento para protozoários ciliados, que assimilam parte da biomassa e da energia delas. Esses ciliados, por sua vez, servem de alimento para alguns crustáceos, como os copépodes.

a) Com base no texto, monte uma cadeia alimentar formada pelos seres vivos mencionados. Qual desses seres tem menor quantidade de energia disponível para o seu metabolismo?

b) Bactérias autotróficas da região afótica não absorvem a luz solar e conseguem produzir sua própria matéria orgânica. Explique como essas bactérias conseguem produzir matéria orgânica nesse ambiente escuro.

____________________________________________________
Resposta:
a) A cadeia alimentar é: bactérias (produtores) → protozoários ciliados (consumidores primários) → copépodes (consumidores secundários).
Dos seres representados, os que têm de menor quantidade de energia disponível são os copépodes.

b) Bactérias do fundo oceânico produzem alimento orgânico por quimiossíntese. Por meio da realização de reações químicas com a utilização de substâncias inorgânicas existentes no meio ambiente, é gerada a energia necessária à produção de substâncias orgânicas por elas utilizadas como alimento.
https://angloresolve.plurall.net/#topo