Em ervilhas, o caule alto é determinado por um alelo A e o caule anão é determinado por um alelo a. As flores axiais são determinadas por um alelo B e as flores terminais são determinadas por um alelo b. Esses pares de alelos (A e a; B e b) apresentam uma relação de dominância e recessividade, estão localizados em cromossomos não homólogos e segregam-se independentemente.
a) Suponha que uma planta de caule alto e flores terminais seja colhida. Quais serão os possíveis genótipos dessa planta?
b) Caso uma planta duplo-heterozigótica (AaBb) seja autofecundada, qual será a probabilidade dessa autofecundação gerar uma semente que não seja duplo-heterozigota? Indique dois genótipos diferentes de duas plantas que, quando cruzadas entre si, resultariam em 100% de descendentes com genótipo AaBb.
____________________________________________________
Resposta:
a) Os possíveis genótipos serão AAbb ou Aabb.
b) No cruzamento AaBb × AaBb, a probabilidade de formar uma semente duplo-heterozigota (AaBb) é de 25% ( ½ para Aa x ½ para Bb = ¼ ). Assim, a probabilidade de o cruzamento produzir uma semente que não seja duplo-heterozigota é de 75%. As duas plantas com genótipos diferentes que produziriam 100% de sementes AaBb seriam uma planta AABB cruzada com uma planta aabb.
(https://angloresolve.plurall.net/#topo)