(FAMERP 2020) - QUESTÃO

As cidades oferecem um excelente ambiente para os escorpiões, que encontram abrigo nos esgotos, água, muita comida e poucos predadores. Os escorpiões, assim como as baratas que eles comem, são insetos que apresentam várias adaptações ao ambiente urbano. Além do ambiente mais quente das cidades estimular o aumento dessa população, outro fator que contribui para a proliferação desses animais é que uma fêmea de escorpião amarelo se reproduz por partenogênese, gerando rapidamente mais descendentes sem precisar se acasalar. 

a) O texto apresenta um equívoco quanto à classificação biológica dos escorpiões. Cite o erro apresentado e indique a correção que deve ser feita. 

b) Como os escorpiões formam descendentes por partenogênese? Em abelhas, qual descendente de uma rainha se origina por partenogênese?


a) O texto informa de modo incorreto que os escorpiões são insetos. Porém, como apresentam quelíceras, quatro pares de perna, com o corpo dividido em cefalotórax e abdômem e são áceros e pertencem ao grupo dos aracnídeos. 

b) Os escorpiões realizam partenogênese telítoca, na qual óvulos não fecundados originam descedentes do sexo feminino. Já nas abelhas ocorre partenogênese arrenótoca, havendo a produção de filhotes do sexo masculino conhecidos como zangões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário