(SANTA CASA 2019) - QUESTÃO

Leia o trecho do romance Iracema, de José de Alencar.
Iracema, sentindo que se lhe rompia o seio, buscou a margem do rio, onde crescia o coqueiro.
Estreitou-se com a haste da palmeira. A dor lacerou suas entranhas; porém logo o choro infantil inundou sua alma de júbilo.
A jovem mãe, orgulhosa de tanta ventura, tomou o tenro filho nos braços e com ele arrojou-se às águas límpidas do rio. Depois suspendeu-o à teta mimosa; seus olhos então o envolviam de tristeza e amor.
− Tu és Moacir, o nascido do meu sofrimento.
[...]
Quando chegou ao grande morro das areias, viu que o rasto de Martim e Poti seguia ao longo da praia; e adivinhou que
eles eram partidos para a guerra. Seu coração suspirou; mas seus olhos secos buscaram o semblante do filho. (Iracema, 1990.)

a) O que simboliza, no projeto romântico indianista de José de Alencar, o nascimento do filho da índia Iracema com o europeu Martim?

b) José de Alencar escreveu romances urbanos, regionalistas, indianistas e históricos. Que significado tinha essa abrangência temática no projeto literário do autor?

➥ Resposta(s) comentada(s):                                                                                                    

a)  No projeto romântico indianista de José de Alencar, o nascimento de Moacir, o primeiro cearense, simboliza o surgimento do homem e da cultura brasileiros. Seus pais são a tabajara Iracema, caracterizada como um ser ideal, que reflete o encanto e a sensualidade da natureza do Brasil, e o português Martim, visto como um colonizador sublime, calcado na figura do cavaleiro medieval do romance romântico europeu. Moacir, o filho da dor, incorpora tanto a herança cultural trazida pelo português, como também redime a cultura indígena, pois incorpora no nome e no próprio ser elementos que se relacionam com a América primitiva. José de Alencar classificou Iracema como uma obra em que estão “as lendas e mitos da terra selvagem e conquistada; (...) as tradições que embalaram a infância do povo.” Nesse romance, há uma alegoria sobre o início da colonização do Brasil. Moacir é o ser que se originou desse processo histórico e mítico.

B) Os romances urbanos, regionalistas, indianistas e históricos de José de Alencar evidenciam a intenção de registrar literária e idealmente as diversas regiões  e épocas do Brasil, com o objetivo de fundar uma literatura que representasse a linguagem e os símbolos de um país recém independente. Esse projeto literário de José de Alencar revela o nacionalismo romântico que buscava, naquela época, uma autonomia da cultura brasileira em relação à ex-metrópole. Reitere-se que a cor local das obras de José de Alencar não se limitou apenas ao léxico e à sintaxe, mas também incorporou diversos períodos históricos, regiões e tipos do Brasil. Coube a esse escritor do Romantismo o papel de fundador de uma literatura nacional.