Terça - Feira, 15 de Julho

(UNIFESP 2018) - QUESTÃO

No início de 2017, o Brasil registrou uma das maiores epidemias de febre amarela de sua história. Em uma aula de Biologia, a professora dividiu a classe em dois grupos, solicitando que discutissem previamente e apresentassem seus conhecimentos sobre a doença. Os grupos trouxeram as seguintes informações:

Grupo 1 – Trata-se de doença associada ao saneamento precário, à falta de banheiros e ao consumo de alimentos contaminados. Na zona urbana, a transmissão da febre amarela é feita pelo mesmo transmissor de outras doenças, o que potencializa a propagação de várias enfermidades.

Grupo 2 – A forma silvestre da febre amarela encontra-se associada a ambientes abertos e secos, e a expansão da fronteira agrícola contribui para que a doença se espalhe pelas áreas urbanas. A vacinação é a forma mais eficaz para combater a disseminação da doença.

a) Com relação às informações apresentadas pelo Grupo 1, identifique a informação que está correta, complementando-a com detalhamentos que confirmem sua veracidade.

b) Com relação às informações apresentadas pelo Grupo 2, identifique a informação que está errada, reescrevendo-a de modo correto.

➥ Resposta(s) comentada(s):                                                                                                     
a) A informação correta do grupo 1 é que, na zona urbana, a transmissão da febre amarela é feita pelo mesmo transmissor de outras doenças. Ela é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que é vetor de dengue, zika e chikungunya.

b) A informação errada é a de que a febre amarela se encontra associada a ambientes abertos e secos. Essa doença está associada a ambientes de florestas úmidas.