Filosofia - Exercícios resolvidos

(UNESP) - QUESTÃO

Dogmatismo vem da palavra grega dogma, que significa: uma opinião estabelecida por decreto e ensinada como uma doutrina, sem contestação. O dogmatismo é uma atitude autoritária e submissa. Autoritária porque não admite dúvida, contestação e crítica. Submissa porque se curva a opiniões estabelecidas. A ciência distingue-se do senso comum porque este é uma opinião baseada em hábitos, preconceitos, tradições cristalizadas, enquanto a ciência baseia-se em pesquisas, investigações metódicas e sistemáticas e na exigência de que as teorias sejam internamente coerentes e digam a verdade sobre a realidade.
(Marilena Chaui. Convite à filosofia, 1994. Adaptado.)

a) Cite duas implicações políticas do dogmatismo.

b) Do ponto de vista da objetividade, explique por que o conhecimento científico é superior ao senso comum.

a) Diversas implicações poderiam ser citadas. Dentre elas, podem-se destacar as seguintes: transformação das ideias políticas em doutrinas incontestáveis; o comprometimento do debate racional, que constitui a política; a percepção de determinados finalidades em algo absoluto, o que permite o recurso a quaisquer meios; o estímulo à ação política sem debate ou discurso, o que abre caminho para a violência; a criação de obstáculos ao livre pensamento; o estímulo à submissão cega; e, por fim, a criação de uma desigualdade de inteligências entre aqueles que seguem o dogma e aqueles que não o seguem.


b) Nos termos do texto, pode-se dizer que o senso comum baseia-se em hábitos, preconceitos e tradições cristalizados. Por outro lado, a busca da objetividade se relaciona justamente a um distanciamento de influências como essas. Nesse sentido, a ciência pode ser considerada superior quanto à objetividade, já que apresenta exigências que auxiliam o investigador a se distanciar de elementos subjetivos. Isso porque a ciência exige a realização de pesquisas, de investigações com método e que as teorias tenham coerência interna. Por isso, um experimento bem-sucedido pode, em tese, ser reproduzido por qualquer outro cientista.