(UNICAMP 2018) - QUESTÃO

Um gigantesco iceberg desprendeu-se recentemente da Antártida, no extremo sul do planeta. O desprendimento desse iceberg, batizado de A68, foi considerado um dos maiores eventos do gênero já registrados pela ciência moderna. Segundo a NASA, é difícil prever se o iceberg permanecerá como um único bloco, mas é mais provável que ele se fragmente. 

a) Considere que o iceberg tem o formato aproximado de uma placa de 6000 km² de área e 500 m de espessura. Sendo a densidade do gelo ρg = 900 kg/m³ , calcule o empuxo sobre o iceberg que o mantém flutuando. 

b) Suponha um iceberg com velocidade de deriva constante. Em um dado momento, tensões internas fazem com que dois blocos de gelo menores, A e B, se desprendam e sejam lançados em sentidos opostos e perpendicularmente à direção da velocidade de deriva do iceberg. As massas dos blocos são mA = 2,0 x 105kg e mB = 5,0 x 104kg. Sabendo que imediatamente após a fragmentação a direção da velocidade de deriva do iceberg se mantém, e que o módulo da velocidade do bloco A é VA = 0,5 m/s, calcule o módulo da velocidade do bloco B imediatamente após a ruptura. 

Resolução:                                                                                                                                     
a) Para o iceberg flutuando, temos: 
E = Pg = ρg .Vg 
E = 900 . 6,0 . 10³ . 106 . 5,0 . 10² . 10 (N) 
E = 270 . 1014
E = 2,7 . 1016

b) Conservação da quantidade de movimento na direção perpendicular à velocidade do iceberg