Um estudante coletou água de um lago e a separou em duas amostras de volumes iguais, A e B. Em ambas observou, ao microscópio, paramécios vivos, nos quais se destacavam seus vacúolos contráteis, como mostra a figura.
(http://japapedia.wikispaces.com)
Analisando os paramécios de ambas as amostras, o estudante não notou qualquer diferença. Em seguida dobrou a quantidade de líquido em ambas as amostras, adicionando água pura à amostra A e solução saturada de NaCℓ à amostra B. Passados alguns minutos, voltou a observar os paramécios.
Em termos de volume celular e atividade dos vacúolos, que diferenças o estudante deve ter observado nos paramécios da amostra A, após a adição da água, e nos paramécios da amostra B, após a adição da solução saturada de NaCℓ? Justifique sua resposta.
Resolução:
Resolução:
Na amostra A, os paramécios deverão manter seu volume e aumentar a atividade de seus vacúolos contráteis. Na amostra B, o volume da célula diminui e a atividade dos vacúolos deverá ser reduzida.
A adição de água pura na amostra A tornou o meio ainda mais hipotônico em relação aos paramécios, intensificando a entrada de água por osmose, o que provocou aumento da atividade dos seus vacúolos contráteis.
A amostra B se tornou hipertônica em relação aos paramécios, provocando a perda de água por osmose, o que levou à redução da atividade dos vacúolos contráteis.