(FAMERP 2016) - QUESTÃO

Em  um  jogo  de  bocha,  uma  pessoa  tem  como  objetivo  atingir  uma  bola  azul  parada  sobre  o  solo  plano  e  horizontal. Para isso, ela arremessa obliquamente, a partir do solo, no ponto A, uma bola vermelha, de mesma massa que a azul, com  v  elocidade  inicial  v0  =  10  m/s,  inclinada  de  um  ângulo  de  37º  em  relação  à  horizontal,  tal  que  sen 37º  =  0,6  e  cos 37º = 0,8. Após tocar o solo no ponto B, a bola vermelha pula algumas vezes e, a partir do ponto C, desenvolve um movimento retilíneo, no sentido da bola azul. Imediatamente antes da colisão frontal entre as bolas, a bola vermelha tem velocidade igual a 3 m/s.

Considerando g = 10 m/s², a resistência do ar desprezível e sabendo que, imediatamente após a colisão, a bola azul sai do repouso com uma velocidade igual a 2 m/s, calcule:
a) a velocidade escalar, em m/s, da bola vermelha imediatamente após a colisão com a bola azul.
b) a  maior  altura  h,  em  metros,  atingida  pela  bola  vermelha,  em  relação  ao  solo,  em  sua  trajetória  parabólica  entre  os  pontos A e B. 

Resolução:                                                                                                                                           
a) A situação proposta pode ser representada pelo esquema a seguir:
Como o sistema é mecanicamente isolado, tem-se:
«math style=¨font-family:Tahoma¨ xmlns=¨http://www.w3.org/1998/Math/MathML¨»«mstyle mathsize=¨14px¨»«msubsup»«mi mathvariant=¨normal¨»Q«/mi»«mi»SISTEMA«/mi»«mo»,«/mo»«/msubsup»«mo»§#xA0;«/mo»«mo»=«/mo»«mo»§#xA0;«/mo»«msub»«mi mathvariant=¨normal¨»Q«/mi»«mi»SISTEMA«/mi»«/msub»«mo»§#xA0;«/mo»«mo»§#x2192;«/mo»«mo»§#xA0;«/mo»«menclose notation=¨updiagonalstrike¨»«msub»«mi mathvariant=¨normal¨»m«/mi»«mi mathvariant=¨normal¨»V«/mi»«/msub»«/menclose»«mo»§#xA0;«/mo»«mo»§#xB7;«/mo»«mo»§#xA0;«/mo»«msubsup»«mi mathvariant=¨normal¨»V«/mi»«mi mathvariant=¨normal¨»V«/mi»«mo»,«/mo»«/msubsup»«mo»§#xA0;«/mo»«mo»+«/mo»«mo»§#xA0;«/mo»«menclose notation=¨updiagonalstrike¨»«msub»«mi mathvariant=¨normal¨»m«/mi»«mi mathvariant=¨normal¨»A«/mi»«/msub»«/menclose»«mo»§#xA0;«/mo»«mo»§#xB7;«/mo»«mo»§#xA0;«/mo»«msubsup»«mi mathvariant=¨normal¨»V«/mi»«mi mathvariant=¨normal¨»A«/mi»«mo»,«/mo»«/msubsup»«mo»§#xA0;«/mo»«mo»=«/mo»«mo»§#xA0;«/mo»«menclose notation=¨updiagonalstrike¨»«msub»«mi mathvariant=¨normal¨»m«/mi»«mi mathvariant=¨normal¨»V«/mi»«/msub»«/menclose»«mo»§#xA0;«/mo»«mo»§#xB7;«/mo»«mo»§#xA0;«/mo»«msub»«mi mathvariant=¨normal¨»V«/mi»«mi mathvariant=¨normal¨»V«/mi»«/msub»«mo»§#xA0;«/mo»«mo»+«/mo»«mo»§#xA0;«/mo»«menclose notation=¨updiagonalstrike¨»«msub»«mi mathvariant=¨normal¨»m«/mi»«mi mathvariant=¨normal¨»A«/mi»«/msub»«/menclose»«mo»§#xA0;«/mo»«mo»§#xB7;«/mo»«mo»§#xA0;«/mo»«msub»«mi mathvariant=¨normal¨»V«/mi»«mi mathvariant=¨normal¨»A«/mi»«/msub»«mspace linebreak=¨newline¨/»«msubsup»«mi mathvariant=¨normal¨»V«/mi»«mi mathvariant=¨normal¨»V«/mi»«mo»,«/mo»«/msubsup»«mo»§#xA0;«/mo»«mo»+«/mo»«mo»§#xA0;«/mo»«mn»2«/mn»«mo»§#xA0;«/mo»«mo»=«/mo»«mo»§#xA0;«/mo»«mn»3«/mn»«mo»§#xA0;«/mo»«mo»+«/mo»«mo»§#xA0;«/mo»«mn»0«/mn»«mo»§#xA0;«/mo»«mo»§#xA0;«/mo»«mo»§#xA0;«/mo»«mo»§#x2234;«/mo»«mo»§#xA0;«/mo»«mo»§#xA0;«/mo»«mo»§#xA0;«/mo»«mo»§#xA0;«/mo»«msubsup»«mi mathvariant=¨normal¨»V«/mi»«mi mathvariant=¨normal¨»V«/mi»«mo»,«/mo»«/msubsup»«mo»§#xA0;«/mo»«mo»=«/mo»«mo»§#xA0;«/mo»«mn»1«/mn»«mo»§#xA0;«/mo»«mfrac»«mi mathvariant=¨normal¨»m«/mi»«mi mathvariant=¨normal¨»s«/mi»«/mfrac»«/mstyle»«/math»
b) Entre os pontos A e B a bola vermelha realiza um lançamento oblíquo. Sendo assim, pode-se utilizar a equação de Torricelli na direção vertical:
V2 = Vo2 + 2 · a · Δs  →  Vy2 = (Vo · sen 37)2  – 2 · 10 · h
No ponto de altura máxima, Vy = 0:
«math style=¨font-family:Tahoma¨ xmlns=¨http://www.w3.org/1998/Math/MathML¨»«mstyle mathsize=¨14px¨»«mrow»«msup»«mi mathvariant=¨normal¨»O«/mi»«msub»«mrow/»«mn»2«/mn»«/msub»«/msup»«mo»§#x000A0;«/mo»«mo»=«/mo»«mo»§#x000A0;«/mo»«mo»(«/mo»«mn»10«/mn»«mo»§#x000A0;«/mo»«mo»§#x000B7;«/mo»«mo»§#x000A0;«/mo»«mn»0«/mn»«mo»,«/mo»«mn»6«/mn»«msup»«mo»)«/mo»«mn»2«/mn»«/msup»«mo»§#x000A0;«/mo»«mo»§#x02013;«/mo»«mo»§#x000A0;«/mo»«mn»2«/mn»«mo»§#x000A0;«/mo»«mo»§#x000B7;«/mo»«mo»§#x000A0;«/mo»«mn»10«/mn»«mo»§#x000A0;«/mo»«mo»§#x000B7;«/mo»«mo»§#x000A0;«/mo»«msub»«mi mathvariant=¨normal¨»H«/mi»«mi»m§#x000E1;x«/mi»«/msub»«mo»§#x000A0;«/mo»«mo»§#x000A0;«/mo»«mo»§#x000A0;«/mo»«mo»§#x000A0;«/mo»«mo»§#x02234;«/mo»«mo»§#x000A0;«/mo»«mo»§#x000A0;«/mo»«mo»§#x000A0;«/mo»«msub»«mi mathvariant=¨normal¨»H«/mi»«mi»m§#x000E1;x«/mi»«/msub»«mo»§#x000A0;«/mo»«mo»=«/mo»«mo»§#x000A0;«/mo»«mn»1«/mn»«mo»,«/mo»«mn»8«/mn»«mo»§#x000A0;«/mo»«mi mathvariant=¨normal¨»m«/mi»«/mrow»«/mstyle»«/math»